Cómo colaborar
chau

Con pasantes para trabajar con cualquiera de los miembros

Aportando fondos a la Plataforma o a cualquiera de sus miembros

Como voluntario, realizando estudios, investigaciones, etc.

Si está interesado en colaborar de estas o de cualquier otra manera le pedimos que se comunique con nosotros.

Plataforma Semiáridos debate a importância da aliança global em defesa das zonas secas no X EnconASA

Plataforma Semiáridos debate a importância da aliança global em defesa das zonas secas no X EnconASA

Entre os dias 18 e 22 de novembro, foi realizado o X Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (X EnconASA), nas cidades de Piranhas, Alagoas, e Canindé de São Francisco, Sergipe. Realizado bienalmente, o EnconASA é um dos principais espaços de debate e construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido no Brasil. Nesta edição, a presença de delegações internacionais de países como Argentina, Bolívia, Honduras, El Salvador, Guatemala, México e Burkina Faso fortaleceu a cooperação entre países com realidades climáticas semelhantes, destacando a solidariedade global entre os territórios de zonas secas. 

Além de compartilhar experiências de convivência com o Semiárido, a Plataforma Semiáridos desempenhou um papel central nas discussões sobre acesso à água, terra e os direitos das comunidades que habitam essas regiões. O evento, além de ser uma celebração das experiências de convivência com o Semiárido resilientes às mudanças climáticas, também foi um espaço de reafirmação de compromissos políticos e sociais. A plenária “Semiáridos da Terra: construindo uma aliança global em defesa dos territórios”, realizada no dia 20 de novembro, teve como objetivo aprofundar a cooperação entre as regiões Semiáridas e Áridas da América Latina e África. 

Plenária “Semiáridos da Terra: construindo uma aliança global em defesa dos territórios”. Foto: Brice Reis

Durante este momento, representantes da Plataforma Semiáridos, da Rede de Organizações de Agricultores e Produtores da África do Oeste (ROPPA) e de outras organizações internacionais se uniram para fortalecer a aliança em torno de causas comuns, como a segurança hídrica, a justiça social e a preservação ambiental. O evento também foi uma ocasião para aproximar as regiões Semiáridas da América Latina, apresentando suas especificidades, semelhanças e saberes de países distintos.

Além disso, o conjunto de parceiros de América Latina e África foram convocados para fazer parte da Aliança Global Contra Fome e Pobreza, promovida pelo governo brasileiro, que visa enfrentar os impactos da emergência climática e combater as desigualdades estruturais. Essa aliança tem um caráter político fundamental, reunindo e fortalecendo uma rede global de solidariedade entre as regiões secas e contribuindo para a construção de políticas públicas efetivas para transformar a realidade das comunidades afetadas pelas mudanças do clima.

No Comments

Post A Comment